Cirurgia
Tratamento do Queratocone
Trata-se de uma manifestação hereditária e progressiva da córnea que apresenta uma irregularidade da sua superfície que em vez de ser esférica passa a ter uma deformação saliente semelhante a um “cone”.
A consequência é a de afectar a visão e não ser corrigível com óculos.
Os tratamentos ditos clássicos passavam pelo uso de lentes de contacto rígidas ou semirígidas e em casos extremos o transplante de córnea.
Actualmente as novas metodologias de tratamento consistem na cirurgia de implante de anéis intracorneanos seguido de Cross-Linking e de Queratotomia Fotorefractiva.
Os casos menos avançados não necessitam da intervenção cirúrgica mencionada e somente com o tratamento de Cross-Linking é possível garantir em mais de 90 % dos casos a completa estabilização do processo.
É por este facto que deve ser efectuado logo que se faz o diagnóstico mesmo que ainda não existam sintomas.
Finalmente, e após a realização do Cross-Linking é possível, para melhorar a visão, recorrer ao laser Excimer e “regularizar” um pouco mais a córnea. Assim torna-se possível muitas vezes o recurso ao uso de lentes de contacto gelatinosas. Como em olhos normais a cirurgia refractiva de implante de lentes intraoculares fáquicas melhoram a qualidade de vida e evitam na maioria das vezes a solução final de transplante de córnea.