A actividade da Clínica foi iniciada em 1944, no Porto, pelo Dr. Rufino Ribeiro. Mais tarde, em 1977, assumiu uma forma societária com a denominação de Clínica Oftalmológica Dr. Rufino Ribeiro, Lda. tendo por sócios Dr. Rufino Ribeiro e Dr. Paulo Ribeiro.
Foi transformada em sociedade anónima na década de noventa, e adoptou a denominação Clínica Oftalmológica Ribeiro-Barraquer, SA em 2003 reflectindo a estrutura accionista de então, tendo regressado em 2011 na sua totalidade ao domínio à família Ribeiro.
Composição artística executada pelo Mestre lsolino Vaz e baseada em elementos recolhidos em estelas funerárias egipcias. Representa a adoração ao deus Rá (sol).
Os egípcios já efectuavam na Antiguidade algumas cirurgias oculares e para que estas fossem bem sucedidas expunham ao deus Rá de Heliópolis (1580-1345 a.c.), isto é, ao sol, os instrumentos cirúrgicos.
O facto, é que os raios ultravioleta são um potente meio de esterilização que ainda hoje se utiliza para desinfecção de água e foi mesmo usado até há alguns anos atrás para a esterilização de certos instrumentos cirúrgicos. Isto explica porque as cirurgias oculares efectuadas na época teriam algum êxito e não estavam necessariamente votadas ao aparecimento de infecções.