Cirurgia

Plasma Activado com Factores de Crescimento

Factores de crescimento obtidos a partir do soro do próprio doente.

Utilizados em tratamento do olho seco, úlceras da córnea de difícil cicatrização, distrofias epiteliais da córnea, tratamento estético das rugas e revitalização de transplantes de mucosa.

O plasma activado com factores de crescimentos (PRGF – acrónimo na língua inglesa) consiste na extracção dos factores de crescimento, que estimulam e crescimento celular, e que estão armazenados nas plaquetas do sangue.

Em condições naturais são libertados quando o nosso organismo pretende regenerar tecidos como nas feridas ou na renovação de epitélios de revestimento do nosso corpo.

Tem múltiplas aplicações na medicina. Em oftalmologia é utilizado no tratamento do olho seco, na regeneração de epitélio corneano distrófico ou na cicatrização de úlceras tróficas da córnea e na plástica.

Nas outras especialidades utiliza-se em ortopedia, traumatologia, estomatologia, cirurgia plástica e cirurgia vascular (escaras dos acamados, úlceras dos diabéticos, etc.).

Os factores de crescimento também existem em grande quantidade na membrana amniótica que é comercializada para o tratamento das úlceras da córnea, por laboratórios, e já preparado (liofilizado). O seu custo é elevado e obviamente não está disponível instantaneamente nem tem a vantagem indiscutível de ser do próprio doente.

As grandes vantagens destas técnicas são:

  • A utilização de um produto que ao ser originário no nosso próprio organismo não comportam o risco de rejeição ou de infecções cruzadas (HIV, hepatites, etc);
  • Encontra-se imediatamente disponível e permitirem a ampliação dos recursos cirúrgicos já existentes.

Os factores de crescimento obtêm-se através da extracção de uma pequena quantidade de sangue do doente num processo laboratorial que é diferente em função da finalidade para que vai ser usado e sob licenças conferidas pelo instituto que detém as patentes, após formação adequada.