Tratamentos
Tratamento com Soro Autólogo
Novas abordagens terapêuticas para o tratamento do olho seco.
A condição do olho seco com recurso clássico às múltiplas formulações de lágrimas lubrificantes e de conforto que existem no mercado pode ser tratado nos casos mais resistentes com plasma enriquecido com factores de crescimento (PRGF – acrónimo da expressão inglesa).
O plasma enriquecido com factores de crescimento é obtido a partir do sangue do doente do qual se obtêm colírios cuja aplicação se processa habitualmente 2 vezes ao dia.
A partir de uma colheita, obtém-se geralmente a quantidade de plasma activado suficiente para um tratamento com a duração de 3 meses findo o qual uma alta percentagem de doentes deixa de sentir necessidade de recorrer às lágrimas artificiais ou, a sua utilização, passa a ser esporádica.
O plasma enriquecido com factores de crescimentos é obtido a partir do sangue do doente após um processo laboratorial rápido e é utilizado (com diversas fórmulas de preparação) em múltiplas patologias como o tratamento do olho seco, tratamento estético das rugas, tratamento de úlceras tróficas graves da córnea, etc além de múltiplas aplicações em áreas da medicina como ortopedia, traumatologia, estomatologia, cirurgia vascular, etc.
No caso do tratamento do olho seco, grave ou moderado, a sua aplicação consegue em altíssima percentagem de casos eliminar durante períodos que podem ultrapassar o ano, o uso de qualquer tratamento ou tornar muito menos frequente a dependência de lágrimas artificiais. O seu efeito deve-se à capacidade de regeneração dos tecidos (neste caso o epitélio da córnea) que evita as erosões e micro úlceras, produzidas pela secura e que são a causa do incómodo ou mesmo dôr referida pelos doentes.
O aparecimento dos colírios preparados a partir do soro do doente (soro autólogo) com enriquecimento das plaquetas, permitiu evitar em mais de 80 % dos casos a necessidade do recurso às lágrimas artificiais ou, fazer com que a dependência destas gotas seja muito menor.