Novas perspectivas

 

Cirurgia com plasma enriquecido com factores de crescimento (PRGF)

A utilização de alguns componentes do nosso próprio sangue, que são obtidos através de meios laboratoriais, permite a obtenção de produtos altamente concentrados de factores estimulantes de crescimento, de membranas inertes (fibrosas) perfeitamente tolerados pelo nosso organismo e de colas naturais.

A sua aplicação que tem tido há alguns anos (década de 90) uma grande expansão em cirurgias das mais diversas especialidades tais como a estomatologia, traumatologia, cirurgia plástica, entre outras, também encontra novas aplicações em tratamentos cirúrgicos oculares.

As suas aplicações mais frequentes são no tratamento de doenças distrófica da córnea, úlceras resistentes à medicação, pterigeos resistentes à cirurgia convencional, etc. Também se prevê a sua aplicação em outros grupos de cirurgia do pólo anterior ou posterior melhorando os resultados das técnicas já existentes.

As grandes vantagens destas técnicas são:

  • a utilização de um produto que ao ser originário nosso próprio organismo não comportam o risco de rejeição ou de infecções cruzadas (HIV, hepatites, etc);
  • encontra-se imediatamente disponível e permitirem a ampliação dos recursos cirúrgicos já existentes.

Novas perspectivas e abordagens em oftalmologia clínica

Tratamento do olho seco

O aparecimento dos colírios preparados a partir do soro do doente (soro autólogo) com enriquecimento das plaquetas, permitiu evitar em mais de 80% dos casos a necessidade do recurso ás lágrimas artificiais ou, fazer com que a dependência destas gotas seja muito menor.