Consultas
Dificuldades de leitura e aprendizagem
Conceitos mais recentes sob a causa e a fisiopatologia de certas dislexias e outros problemas de aprendizagem, hiperactividade, “deficit” de atenção, etc. passam pela importância da propriocepção, da função visual e motora ocular, da forma de condução das imagens do olho até aos centros cerebrais e principalmente da coordenação da audição com a visão e com os movimentos da mão. Muitas destas questões entroncam directamente nos conceitos expostos na secção relativa a SDP (Síndrome de Deficiência Postural).
Nestas patologias a componente oftalmológica passou a ser importante no tratamento destes problemas.
Nalguns casos a nossa acção tem uma eficácia relevante e fundamental.
As novas abordagens terapêuticas ao nosso alcance, sem recurso a terapêuticas medicamentosas nem a sessões de treino acompanhado, passam pela utilização de prismas posturais, filtros de vários comprimentos de onda, complementos alimentares, terapias integradas no grande capítulo da optometria comportamental, acções de fototerapia e correcção de anomalias de reflexos primitivos bem como uso palmilhas posturais e estimulação auditivo-sensorial (método Tomatis).
Em muitas situações os efeitos destas medidas são imediatos, encurtando o tempo clinicamente necessário para o seu tratamento.
Como a colaboração com os professores, psicólogos e pais, é fundamental, organizarmos, sempre que seja do interesse destes grupos, ciclos de conferências para grupos restritos a fim de a informação tornar mais acessível o exercício de uma terapêutica que é essencialmente multidisciplinar.